Oferecido para poucos serviços no país, com vias a certificação europeia de qualidade na assistência a pessoas que vivem com obesidade. A seleção da EASO indicou 18 participantes para o treinamento, 3 fazem parte do corpo clínico do INCAR – a Dra. Thalita Farias, endocrinologista, a Coordenadora de Nutrição Livia Pedrosa e a diretora clínica Dra. Tiana Mascarenhas.
Essa representatividade traduz a importância do INCAR nos serviços de assistência em saúde especializada no Estado da Bahia. A obesidade é uma doença crônica muito prevalente na população mundial e é um dos principais motivos que levam os pacientes a buscarem a nossa assistência nos consultórios ou em internamento hospitalar por descompensação de sua saúde, sendo sua condução bem feita essencial ao alcance de bons resultados.
Sob a orientação do Dr Fábio Trujilho, especialista em obesidade e vice presidente da ABESO, dentre tantos outros títulos acadêmicos e também endocrinologista do INCAR, foi possível aprimorar a abordagem diagnóstica e técnicas para o acompanhamento de pessoas que vivem com obesidade.
É um treinamento que exige não apenas conhecimento teórico, mas também habilidades práticas para intervenções imediatas na assistência direta aos pacientes.
Por meio de atividades teóricas, discussão de casos clínicos e prática de atendimento, foi reafirmada a importância do trabalho em equipe (nutricionista, médico, educador físico, fisioterapeuta, psicólogo) no processo de atenção à saúde da pessoa que vive com obesidade.
Muito do que foi vivenciado já é aplicado na nossa prática clínica, e ter a oportunidade de partilhar experiências com os outros serviços do Brasil foi muito enriquecedor para nossa equipe” – relatou a Dra. Thalita Farias. Dra. Tiana Mascarenhas reiterou que: “As novidades no acompanhamento e tratamento apresentadas serão prontamente instituídas no INCAR, visando reduzir o impacto das comorbidades e proporcionar mais qualidade de vida para nossos pacientes de Santo Antônio de Jesus e região.” Assim, o INCAR segue na vanguarda da medicina de qualidade, oferecendo ao recôncavo baiano segurança assistencial com humanização e valorização às histórias de vida de seus pacientes.