O implante transcateter de válvula aórtica (em inglês “TAVI”) é uma técnica revolucionária que oferece uma alternativa minimamente invasiva para a substituição da válvula aórtica em pacientes com estenose aórtica grave e que não são candidatos ideais para cirurgia de “peito” aberto.
Esse procedimento, que envolve a inserção de uma nova válvula aórtica por meio de cateteres, tem ganhado destaque nas diretrizes médicas internacionais pelos seus resultados promissores e com menor morbidade para o paciente.
Sob a orientação do Dr Fábio Trujilho, especialista em obesidade e vice presidente da ABESO, dentre tantos outros títulos acadêmicos e também endocrinologista do INCAR, foi possível aprimorar a abordagem diagnóstica e técnicas para o acompanhamento de pessoas que vivem com obesidade.
É um treinamento que exige não apenas conhecimento teórico, mas também habilidades práticas para intervenções imediatas na assistência direta aos pacientes.
O INCAR foi pioneiro no recôncavo, tendo realizado o primeiro implante em setembro de 2022, com sucesso, sob a liderança de Dr. Bernardo.
Na busca contínua por aprimoramento e excelência na área de hemodinâmica e procedimentos cardíacos avançados, nosso hemodinamicista tem frequentado diversos cursos e congressos nacionais.
Dr. Bernardo Salles, reconhecido por sua expertise na área de hemodinâmica e procedimentos cardíacos, destacou a importância de participar de eventos como o Curso de Certificação de TAVI. “É crucial estar atualizado com as mais recentes técnicas para oferecer o melhor cuidado aos nossos pacientes.
O implante de válvulas transcateteres representam um grande avanço na medicina cardiovascular, com constante ampliação das indicações. Dominar a técnica é fundamental para a prática clínica de excelência”, comentou Dr. Salles.
O curso ofereceu uma ampla abordagem do procedimento, desde a seleção criteriosa dos pacientes até os aspectos técnicos das diferentes próteses (diferentes tipos de válvulas utilizadas). As Palestras foram ministradas por especialistas renomados e as sessões práticas foram realizadas em laboratório de simulação, que contribuíram para a discussão de peculiaridades relacionadas ao momento do implante.
A participação ativa do Dr. Bernardo Salles nesses eventos evidencia o compromisso do Hospital Incar com a constante atualização e aprimoramento dos profissionais de sua equipe, visando sempre proporcionar os tratamentos mais avançados e seguros aos seus pacientes portadores de cardiopatia.