A cintilografia do miocárdio é um método fisiológico, não anatômico, de imagem cardíaca, que utiliza uma quantidade mínima de radiação para estudar as variações manifestadas pelas doenças cardiovasculares , em especial as impactadas por altreações das artérias coronárias.
As imagens obtidas por cintilografia ajudam a visualizar indiretamente o fluxo sanguíneo para o ventrículo esquerdo e mostram se há perfusão uniforme ou se há deficit em alguma das paredes. Como a principal causa de irrigação deficiente é a obstrução de uma ou mais coronárias, este procedimento tem grande auxilio no diagnóstico da DAC e no seguimento dos pacientes coronariopatas.
Através da infusão do radiofármaco durante as fases de repouso e estresse, a cintilografia miocárdica é capaz de demonstrar qual a parede cardíaca comprometida, o seu grau de extensão e gravidade, e até mesmo predizer se o comprometimento é passível de reversão, com a instituição de devidos tratamentos. É importante ressaltar que a radiação utilizada nos exames cintilográficos é mínima, os radiofármacos não causam alergia e estão contraindicados exames cintilográficos apenas em gestantes e lactantes.
Graduação na UNIFENAS
Residência na UFF e Fellowship na DASA.
Titulada e membro da SBMN.