Câncer de intestino: conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

Hospital INCAR conta com médicos especialistas e estrutura para casos cirúrgicos

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são alarmantes e apontam que o câncer de intestino (colorretal ou cólon) é o segundo tipo mais incidente no Brasil, tanto entre os homens quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama, respectivamente. Segundo o Inca, em cada ano do triênio 2023-2025 serão diagnosticados cerca de 46 mil casos novos de câncer colorretal, correspondendo a cerca de 10% do total de tumores diagnosticados no Brasil. 

O que é o câncer de intestino (colorretal/cólon)

 

O câncer colorretal é o diagnóstico que se dá quando há lesões que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Tem tratamento e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, que crescem na parede interna do intestino grosso e a remoção dos pólipos, durante a colonoscopia é o tratamento adequado, antes de eles se tornarem malignos. Por isso é tão importante realizar a colonoscopia de forma regular a partir dos 45 anos, mesmo não sentindo nada. Mas quando existem sinais de que algo está errado, como desconfiar?  

Diagnóstico e acompanhamento com Coloproctologista

 

Os números alertam para a importância de um acompanhamento com especialista, pois um diagnóstico preciso aumenta as chances de cura.

 

O Coloproctologista é o médico especializado em câncer de intestino e consultas regulares são de grande importância. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, além disso, ele realiza exames como colonoscopia.

 

O Hospital INCAR conta com médicos renomados, estrutura hospitalar para fazer os exames com toda retaguarda de segurança e dispõe de arcabouço para dar seguimento aos casos que venham precisar posteriormente de tratamento cirúrgico.  

 

O câncer de intestino é uma doença tratável e com alto índice de recuperação total do paciente, quando o tratamento é feito no tempo certo, pelo profissional apto.  A cirurgia é um dos métodos mais eficazes, em sequência a radioterapia (uso de radiação), associada ou não à quimioterapia (uso de medicamentos), para diminuir a possibilidade de retorno do câncer.

A estrutura do Hospital Incar

 

 O INCAR conta com a mais completa estrutura para atender seus pacientes, além de profissionais especialistas: coloproctologistas, oncologistas, cirurgiões oncológicos, psicólogos, profissional importante no acolhimento ao paciente e aos familiares, pois a instituição preza pelo tratamento humanizado.

 

Dispõe de alta tecnologia em diagnósticos como: endoscopia, colonoscopia, realizadas sob monitorização com os melhores equipamentos do mercado e em vigilância da equipe de anestesiologia. Além disso, na mesma estrutura hospitalar estão os equipamentos mais modernos de tomografia, ressonância, laboratório de referência e mais médicos especialistas da equipe, incluindo emergência 24h e duas unidades de terapia intensiva (UTI).

Veja a entrevista com Drº Valter Luz, Coloproctologista do INCAR