Saúde da mulher: acompanhamento médico e alguns cuidados são fundamentais

Ajuda de especialista deve fazer parte da rotina de cuidados em todas as idades

 

Da primeira menstruação, no período gestacional à pós-menopausa, e independentemente da idade, a melhor forma de manter à saúde em dia é por meio da prevenção e do autocuidado. Observar o próprio corpo e adotar um estilo de vida adequado são pontos importantes a serem considerados nessa tarefa, e para ajudar a completar essa missão, ser acompanhada por um profissional especialista é fundamental. 

É muito importante conhecer os principais problemas, como preveni-los e para isso uma rotina de cuidados e acompanhamento médico é muito importante.

instituição, o evento contou com o apoio do Hospital INCAR, participação de pais e alunos da escola, além de membros da sociedade e foi marcado por integração entres famílias e comunidade.

Confira o PODINCAR – Especial Saúde da Mulher

Veja algumas dicas para ter mais qualidade de vida e bem-estar.

 

1 – Acompanhamento médico periódico

Visitar seu médico especialista em saúde da mulher não deve acontecer apenas em situações pontuais. Faça seus agendamentos e compareça às consultas periodicamente, para fazer exames de rotina, mesmo se estiver sentindo seu corpo bem. Mas, se notou algum sintoma ou desconforto, não espere, procure logo um profissional da sua confiança, assim você terá diagnóstico preciso e tratamento correto.

 

2 – Faça os exames de rotina

Sabe aquele check-up? Ele é fundamental para diagnosticar doenças de forma precoce e evitar complicações mais sérias, além de indicar as melhores estratégias de prevenção a outras doenças. É preciso realizar exames que já se sabe serem importantes nessa cadeia de prevenção, como a mamografia, ultrassonografia de mamas, preventivo ginecológico, assim como os cuidados com os hormônio e saúde do coração. A frequência com que esses procedimentos devem ser feitos depende da sua idade, do histórico familiar e de outros fatores de risco. Converse com seu médico, essa relação de confiança vale ouro! 

3 – Conheça seu corpo

Uma parte essencial para cuidar da sua saúde é conhecer o seu corpo. Reserve aquele tempo de atenção para você. Fique atenta aos sinais que devem receber a atenção do seu médico. Por exemplo, se você controla sua menstruação e ela atrasou de uma forma atípica, marque uma consulta com o ginecologista para ver se está tudo bem. Qualquer mudança merece sua atenção!

 

Fique atenta a alguns sinais de alerta, como dores de cabeça frequentes, mudanças repentinas de peso, alterações de humor e perda da capacidade de realizar suas atividades habituais de maneira confortável e prazerosa. Tudo isso pode indicar que você precisa se consultar com mais brevidade, evitando complicações a sua saúde. 

 

Não esqueça da sua sexualidade! Conhecer seu corpo é bom caminho para que você tenha satisfação nas suas relações de maneira saudável.

 

4 – Cuidados durante a gestação

A gravidez é um dos períodos com mais modificações no corpo e no psicológico da mulher. O corpo inteiro se modifica para garantir o seguimento da gestação, até o nascimento do bebê. Para ter um parto sem complicações e a criança ter os melhores cuidados, não deixe de ter um acompanhamento com um especialista de sua confiança, em especial que esteja em serviços que possam realizar os exames necessários e lhe confira segurança em todos os momentos. Esse profissional fará seu acompanhamento pré-natal, pós-parto e no período de amamentação, momentos diferentes, porém igualmente importantes. Ele indicará uma alimentação balanceada, recomendará ou não o uso de medicamentos e suplementos, assim como os melhores hábitos para uma maternidade saudável.  

Conheça a maternidade INCAR