No próximo dia 18 de outubro, celebra-se o Dia do Médico. A data faz referência ao nascimento de São Lucas, padroeiro da medicina. Descrito em referências histórias como uma pessoa bondosa e altruísta, ele teria vivido na Antioquia, por volta de I D.C. e se dedicava a cuidar de pessoas por onde passava sendo, por tanto, um dos primeiros profissionais médicos de que se tem registro.
Uma das profissões mais antigas, reconhecidas e essenciais para a sociedade, a medicina segue evoluindo com o passar do tempo, absorvendo novos conceitos e tecnologias e mantendo a sua insubstituibilidade frente aos novos tempos.
Em todo o mundo, médicos saem de casa diariamente para reafirmar os valores defendidos no Juramento a Hipócrates, entre eles, aplicar os entendimentos adquiridos para tratar a pessoa (paciente) e não sua enfermidade, o que não apenas reitera os valores atribuídos a São Lucas, como também humaniza e reitera a importância destes profissionais em nossa sociedade e reforça o Orgulho em Pertencer!
Em décadas passadas e ainda atualmente, são muitos os casos de pessoas que recorrem a métodos alternativos, sem embasamento no conhecimento científico, como receitas caseiras, crendices do saber popular e/ou a automedicação, antes de buscar um profissional qualificado para tratamento de algum mal de saúde, o que não significa que estes mesmos indivíduos não reconheçam a importância do médico e do seu conhecimento adquirido.
Daqui para frente, entretanto, o avanço da produção e do acesso a conhecimento qualificado, assim como às tecnologias digitais apresentam um desafio para a carreira dos profissionais da medicina: ser influenciador da promoção da saúde. Isto é contribuir para difundir métodos, condutas e estilos de vida que tornem os indivíduos naturalmente mais saudáveis, ou pelo menos, menos doentes, em especial, frente a uma sociedade pós-pandêmica.
Para tal, é necessário, que os profissionais promovam ações, dentro e fora dos consultórios, que impactem verdadeiramente no dia-a-dia dos pacientes, sobretudo, os de menor poder aquisitivo e grau de instrução, garantindo o maior acesso a conteúdos que influenciem positivamente o cuidado com a saúde.
Seguir influenciando a promoção da saúde nas rotinas e práticas médicas, é um caminho que, não apenas contribui para humanizar e estreitar a relação médico-paciente, como também, para evidenciar a essencialidade do valor médico tanto para a atual quanto para as futuras gerações.
A equipe médica do Incar acredita que o valor da medicina está nas pessoas e cuidar de sua saúde, valorizando a cultura, respeitando cada história de vida e social é a matriz para o cuidar de maneira humanizada e tecnicamente acertada. Com isso, os médicos do Incar tem orgulho em pertencer!!
Texto: Eliandson José
DRT: 4825/BA
Referências:
REZENDE, J. M. O Juramento de Hipócrates. In: À sombra do plátano: crônicas de história da medicina [online]. São Paulo: Editora Unifesp, 2009, pp. 31-48.
RHODEN, D. C. J. São Lucas Evangelista, patrono dos médicos. CNBB. Willian Ricardo, , 18 out. 2023. Disponível em: <https://www.cnbb.org.br/sao-lucas-evangelista-patrono-dos-medicos/>. Acesso em: 11 out. 2024