Você sabia que muitos sintomas comuns e desgastantes, podem significar problema de tireoide?
A tireoide é uma glândula que se localiza na região anterior do pescoço e que tem a função de produzir hormônios que interferem na regulação do metabolismo, nosso nível de energia e disposição, além do próprio funcionamento de cada órgão do corpo. É conhecida como a Glândula “Mãe”.
Os hormônios tireoidianos também controlam órgãos vitais interferindo na frequência cardíaca e na pressão arterial, no sistema nervoso central, no desenvolvimento ósseo, no crescimento dos tecidos e no sistema reprodutor, assim como fígado e o próprio psiquismo.
Como isso, o bom funcionamento da tireoide é fundamental para o desenvolvimento das crianças e tem um grande peso no controle da saúde dos adultos. Quando a tireoide não funciona bem, todo o organismo sofre diversas consequências negativas, pela alteração na produção de hormônios.
Nesses casos, é preciso cuidar rapidamente, para logo reestabelecer sua saúde. É preciso consultar o médico para que ele avalie o caso e, com o apoio de alguns exames, obtenha um diagnóstico e indique o melhor tratamento.
É essencial frequentemente realizar os exames de sangue que avaliam a função da tireoide, como TSH, T4 livre, T3, anti TPO, anti- tireoglobulina. Esses exames, funcionam como triagem de alguns dos principais motivos de inflamação e disfunção da tireoide, e devem ser feitos por todas as pessoas em seus exames regulares, como check up. Quando necessário, outros exames de imagem ou mesmo procedimentos como punções e biopsias podem ser necessários e serão indicados pelos endocrinologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço.
Graduada pela UFBA
Residência médica em Infectologia pela Real Sociedade de beneficência Espanhola
MBA em Controle de Infecção Hospitalar
MBA em Excelência Operacional em Saúde, pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Green Belt pela metodologia Len Six Sigma