[adrotate group="4"]

Cirurgia bariátrica: quando o procedimento é indicado

Paciente necessita de acompanhamento de equipe multiprofissional antes e depois da cirurgia

Antes de mesmo de falar sobre o porquê e quando um paciente deve passar por uma cirurgia bariátrica é importante trazermos dados sobre obesidade. Os números são alarmantes e de acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2023, a incidência do problema globalmente deve crescer nos próximos anos.  Apenas no Brasil a previsão é de que até 2035, 41% da população adulta conviva com a doença e no Brasil, atualmente, 22,4% da população adulta brasileira é obesa. 

Obesidade e complicações com à saúde

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a obesidade uma doença crônica e muitas vezes o paciente sofre com o estigma de que o sobrepeso é apenas uma questão estética. O problema precisa ser tratado com seriedade e exige que o paciente tenha acompanhamento multiprofissional. A doença pode desencadear complicações como: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, alguns tipos de câncer e até mesmo problemas psicológicos por conta do estigma atrelado.

Acompanhamento com especialistas

 

Quando uma pessoa tem o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30 (calculado dividindo o peso atual pela sua altura por duas vezes – peso/altura²),ela é considerada obesa. No entanto, passar por uma avaliação médica é fundamental com uma equipe composta por endocrinologista, nutricionista, psicólogo, cardiologista e outras especialidade, para saber de que maneira a obesidade está interferindo na saúde e imprimindo riscos de adoecimentos, espacialmente metabólicos e cardiovasculares. Nesses casos, podem ser propostas estratégias de tratamento, sempre multidisciplinares, para controle não apenas do peso propriamente dito, como principalmente para reduzir o impacto em morbidade e mortalidade.

Cirurgia bariátrica como uma possibilidade de tratamento

 

A mudança de estilo de vida, por meio de hábitos alimentares, prática de atividades físicas e redução do consumo de bebidas alcoólicas, é o primeiro passo para o controle da doença. No entanto, quando o controle metabólico não é eficiente em pacientes com IMC maior ou igual a 30 kg/m² a médio e longo prazo, recomenda-se a cirurgia bariátrica.

 

O INCAR conta com a mais completa estrutura para atender seus pacientes em casos de indicação do procedimento. Dispõe de alta tecnologia em diagnóstico e tratamento, com centro cirúrgico preparado para realizar o procedimento de maneira rápida e segura, utilizando as técnicas mais modernas por videolaroscopia, além de toda retaguarda operatória. 

 

Incluindo também duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e serviço de emergência 24h para suporte. É importante destacar que a cirurgia não é o fim do tratamento! Todos os pacientes necessitam de acompanhamento pós procedimento, para garantir sua plena recuperação, com as devidas suplementações de nutrientes e vitaminas, para controlar o reganho de peso e evitar outros problemas nutricionais.

Confira o PODINCAR – Especial Saúde da Mulher

[adrotate group="4"]

CUIDADO COM GOLPES

Para sua segurança, o Hospital INCAR informa: não solicitamos pagamentos ou qualquer valor via WhatsApp, redes sociais ou mensagens de texto.

Isso inclui pedidos de PIX, depósitos, transferências, “taxas”, “liberação de exames”, “prioridade de atendimento”, compra de medicamentos, recargas, envio de comprovantes, ou solicitação de dados bancários, códigos de verificação e senhas.

Como identificar uma tentativa de golpe:

•⁠  ⁠Pressão para pagar “com urgência”;

•⁠  ⁠Pedido de PIX para pessoa física ou conta desconhecida;

•⁠  ⁠Envio de links suspeitos;

•⁠  ⁠Solicitação de código recebido por SMS/WhatsApp.

O que fazer se você receber uma mensagem assim:

•⁠  ⁠Não pague e não responda.

•⁠  ⁠Não clique em links e não envie dados.

•⁠  ⁠Entre em contato conosco pelos canais oficiais: 75 3311-6652 | 0800 311 6652.

DENUNCIE

Se possível, registre a ocorrência e denuncie o número no WhatsApp.

Agradecemos a atenção e reforçamos nosso compromisso com a transparência e a segurança dos pacientes e familiares.